Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Quiosque do Ken

MINI GUIA MENORCA*

Menorca foi a minha estreia nas Ilhas Baleares! Acho que comecei bem...apesar de ter andado mais do que gostaria. Isto porque a maioria das praias (e as que têm menos pessoas) apenas são acessíveis ou a pé ou de barco.

MenorcaA água azul turquesa e a areia branca das praias do Sul fazem com que esta seja considerada a ilha mais próxima das Caraíbas. Mas foram as praias do Norte que me deixaram mais saudades. Estas últimas com areia dourada e com uma envolvente rochosa que apenas encontrei por ali.

 

QUANDO IR:

Menorca pode visitar-se a partir de Maio e até Outubro (mês em que os hotéis começam a encerrar). Os meses de Junho e Julho são os melhores para quem gosta de tranquilidade e de pouca gente na praia.

 

COMO CHEGAR:

De Lisboa os voos directos começam em Junho e prolongam-se até Agosto. Por norma, são operados por companhias Charter. De outra forma, pode sempre chegar-se até Menorca via Madrid.

 

ONDE FICAR:

Há imensos hotéis e apartotels na Ilha, creio que a melhor opção será aquela que corresponder de melhor forma às nossas necessidades. Pessoalmente gosto sempre de procurar opções em Hotéis Boutique – em Menorca há pelo menos 4 que me enchem as medidas –  ou alojamentos particulares no AIRBNB e Homeaway. Na altura em que fiz esta viagem (Agosto) não existiam grandes hipóteses livres, por isso optei por ficar em Cala Galdana, num hotel para maiores de 17 – Artiem Audax Menorca.

 

 

O QUE FAZER:

Não há grande animação noturna em Menorca...por isso para além das praias (acreditem que são um desafio enorme), existem 3 localidades dignas de uma visita: Cidade de Mahón, Ciutadela de Menorca, Es Mercadal (que tem as lojas abertas das 20 – 23 horas). Para uma saída mais animada, apesar de ir bater num cliché – Cova D’ En Xoroi é um spot a não perder.

 

MELHORES PRAIAS:

 

  • Cala del Pilar (a minha praia preferida, no Norte da Ilha)
  • Cala Pregonda
  • Platja d’en Tortuga
  • Cala Presili (foi o local onde encontrámos mais águas vivas)
  • Cala en Turqueta
  • Macarella
  • Macarelleta (uma praia linda...mas que a partir das 10 h fica super lotada)
  • Cala Santa Galdana (praia de fácil acesso e perto de alguns hotéis)
  • Cala Mitjana
  • Platja de Sant Tomás
  • Platja de Son Bou (uma praia linda, mas altamente concorrida, dado que fica mesmo em frente a uma série de aldeamentos turísticos. Vantagem: tem Wi-Fi)

 

Uma nota: em todas as praias é frequente ver-se pessoas completamente nuas. Isto porque em Espanha o nudismo é permitido em qualquer praia. No entanto, de todas as praias listadas, mas mais virgens e com menos gente, são as que têm mais nudistas. Não se passa nada...

 

O QUE COMPRAR:

Surpreendentemente não comprei NADA em Menorca. ZERO! No entanto, por aqui, e para quem for amante de Pretty Ballerinas pode encontra-las por lá a preços óptimos. Há ainda as tradicionais sandálias Menorquinas em pele e alguns itens de artesanato. As Ensaimadas, simples, com chocolate ou creme de ovo - bolo tradicional fabuloso - podem ainda comprar-se e trazer-se como presente. Eu optei por me deliciar com elas enquanto ainda estava na ilha!

 

Se tiverem mais sugestões para além das minhas deixem-nas nos comentários. :)

 

 

O Quiosque do Ken está também no FACEBOOK e INSTAGRAM.